Instituto Festival de Dança assume gestão do Centreventos
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Parceria de 60 meses visa modernizar a operação de espaços culturais e esportivos, com investimento inicial de R$ 209 mil mensais
A Prefeitura de Joinville, em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e o Instituto Festival de Dança, assinou nesta sexta-feira (21) um contrato de gestão para a administração do Complexo Centreventos Cau Hansen. Este contrato resulta de um Edital de Chamamento Público e abrange a operacionalização, gestão e manutenção de importantes equipamentos culturais da cidade, incluindo o Expocentro Edmundo Doubrawa, Teatro Juarez Machado, Centro de Convenções Alfredo Salfer e a Arena Multiuso, totalizando uma área de 41.133,49 metros quadrados.
Ricardo Mafra, secretário de Administração de Planejamento, explicou a relevância deste contrato. “Esse é um contrato com uma Organização Social (OS), que permite que seja feita a contratação de gestão e operação de equipamentos públicos. Nesse caso, o Instituto Festival de Dança passa a ser responsável pela gestão, operação e manutenção do espaço”, detalhou Mafra.
O contrato terá uma vigência inicial de 60 meses, com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. Nos primeiros seis meses, a Prefeitura de Joinville fará um repasse mensal de R$ 209.300,00 ao Instituto Festival de Dança, valor que foi calculado com base nos custos anteriores de manutenção do Complexo. A partir do sétimo mês, o repasse mensal será composto por uma parte fixa de 90% do valor inicial e uma parte variável de 10%, calculada com base em indicadores de qualidade estabelecidos no edital.
O presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz, expressou seu entusiasmo com a nova parceria. “O Instituto Festival de Dança de Joinville tem uma grande satisfação em poder realizar a manutenção e também pensar no desenvolvimento do Centreventos. Nossa prioridade é que a mudança seja feita de uma forma muito tranquila e harmoniosa, com todos os participantes que ocupam o Centreventos, mas também já pensando, sempre, em uma melhoria do espaço”, afirmou Diniz.
O Plano de Gerenciamento e o Plano de Ação, apresentados pelo Instituto durante o processo do chamamento público, definem metas e serviços específicos para a gestão do Complexo. Entre essas metas, destacam-se a realização de apresentações culturais no Teatro Juarez Machado com ingressos a preços acessíveis, promoção de festivais e eventos culturais, exposição de obras de arte, revitalização da infraestrutura do teatro, e renovação da cobertura do Expocentro Edmundo Doubrawa e da Arena Multiuso. Além disso, está prevista a execução de um projeto paisagístico para o estacionamento do complexo.
O Complexo Centreventos Cau Hansen continuará a ser utilizado para atividades esportivas, conforme definido no edital. “Por tratar-se de um equipamento multiuso, as competições esportivas do calendário oficial estão mantidas dentro do plano de trabalho. A diferença é que a gestão desse calendário passa para o Instituto”, informou Mafra.
Deixe seu comentário